quarta-feira, 19 de setembro de 2012


19/09/2012

MANUTENÇÃO DE SUSPENSÃO MONITOU

Nesta postagem mostraremos o processo de lubrificação (abertura e fechamento) da suspensão Manitou, modelo: Black Comp 120mm; fabricação 2002.
Todos os passos servem para todos os modelos que forem hidra/coil. Já que a Manitou produz quase o mesmo sistema para todas.
Chaves e equipamentos necessários:
Allen – 2mm e 8mm;
Chave de boca 10mm, 20mm; 24mm e 27mm.
Pano para limpeza;
Copos descartáveis p/ retirada do óleo;
Papel ou jornal para não sujar o chão;
Lubrificantes (exemplo: wd-40) para limpeza rápida;
Chaves extras para auxílio de ataque: alicate de bico fino e chave de fenda fina.
 Abertura
1º Passo – Desmontagem do "top cap" esquerdo.
Chaves: 2mm e 20mm.
Se for mola pneumática, primeiro retira o ar para facilitar a desmontagem.
Se não for, folga-se o lado esquerdo (lado da mola). Logo em seguida, retira a mola.
A chave 2mm é usada para folgar e retirar a tampa de regulagem da compressão. Depois usa a de 20mm para folgar o principal.
2º Passo – Desmontagem do "top cap" direito.
Chave: 27mm.
Desmontagem do lado direito (lado do óleo). Onde tem o pistão hidráulico. Retira o pistão e depois o fluxo do óleo.
O sistema das suspensões da Manitou não permite que o óleo fique em contato com as bengalas e hastes de metal, com isso o óleo sempre fica "novo".
3º Passo – Retirada da canela superior (Muita atenção)
Chave allen 8mm
Chave 10mm
A parte hidráulica (Allen 8mm) tem a rosca inversa para dentro. Ou seja, você apertará o parafuso e não retirá-lo.
Parte da mola (chave 10mm) rosca normal. Retirar o parafuso.
P.S. A foto da suspensão azul, representa um erro quando as pessoas tentam fazer a revisão sem experiência ou sem ler os manuais. Nela, o parafuso allen 8mm foi arrancado para fora ao invés de ser apertado.
 
4º Passo – Retirada da canela.
Não precisa bater ou puxar com força. O movimento é o mais leve possível. Com uma simples puxada elas deslizam e saem facilmente.
5º Passo – Retirada dos pistões (rod).
Chave específica (foto) ou 24mm.
Tanto o lado direito como o esquerdo são roscas normais. Folga e aperta normal. Retire-os.
A medida que você vai desmontando a suspensão, analise o uso de vida das peças:
Canelas externas e internas;
Lâminas;
Trincas nas peças;
Arruelas;
O-rings.
Toda revisão pode existir uma possível troca de peças minúsculas devido ao próprio uso, onde são encontrados em oficinas especializadas. Por isso, é sempre bom fazer revisão em lojas especializadas que tenham uma "sucata" rica para "salvamentos" de peças.
Nesta abertura foi notificada que um dos batedores (peça de borracha que ficam no final de curso como isolador) estragou. Justamente porque o proprietário da suspensão usou ela com pouco óleo.
  
Fechamento e lubrificação
Atenção na montagem para não trocar as posições dos pistões. Todo processo é inverso. Ao mesmo tempo que vai montando as peças, faz-se a limpeza e lubrificação. O aperto dos parafusos não precisa ser forte.
Coloca-se os batedores. Antes de botar as canelas, coloque a mola (lado esquerdo) para facilitar a montagem final.
Os o-rings são essenciais para não vazar óleo nas bengalas, então verifique se eles estão bem colocados. Antes de colocar os parafusos de fixação das bengalas, coloque um pingo de óleo mais grosso (20W) para isolar o contato e lubrificar as bengalas internas.
Inverta a suspensão para colocar dois PINGOS de óleo.
O parafuso inverso (chave Allen 8mm) apenas encoste no aperto. NÃO precisa forçar.
O parafuso "vedante" (chave 10mm) aperto simples.
O uso da graxa é moderada nas hastes e molas.
Colocação do óleo
Sempre deixem o retorno aberto antes de colocar o óleo.
A Manitou criou um sistema de instalação do óleo simples e prática. Com isso, qualquer um pode fazer a revisão em casa, seguindo as instruções corretas.
O nível do óleo é dosado com uma medição simples (régua fina ou trena), padrão universal em milímetros (mm).
O nível do óleo tem que está de 90mm a 100mm do óleo de dentro da bengala até superfície do "top cap". Vejam a foto para esclarecer alguma dúvida.
Com a tampa aberta, faz-se o movimento de funcionamento da suspensão para que o óleo entre no retorno e não fique com ar.
Depois disto, analise mais uma vez o nível do óleo e feche.
Para colocar a peça de ajuste de retorno externa, feixe antes o retorno e depois coloque.
Dicas importantes
Atenção para o tempo lubrificação da sua suspensão:
O piloto ou biker que freqüentemente usa suspensão tende a lubrificá-la de 3 em 3 meses.
Já o que passeia ou usa a bike em trilhas leves, pode lubrificar em 6 e 6 meses.
Esse tempo de lubrificação pode variar de acordo com o tipo de uso, mesmo sendo passeio. Por isso que é sempre bom fazer revisão na bike.
Quanto aos modelos e especificações:
Pistão Fluid Flow: garfo com 1 pistão (retorno);
Pistão TPC: garfo com trava e 2 pistões (retorno e compressão).
Fotos em destaque:
End Cap: segura toda pressão da parte hidráulica;
Peça azul: retentor que segura o óleo do retorno.
Retentor estragado porque a suspensão estava batendo o retorno (mau uso);
Retorno aberto e fechado;
Limpeza dos retentores.
Agradecimentos ao mecânico desta matéria:
Gleidson Slompo de Oliveira é mecânico há mais de 10 anos. Atualmente ele trabalha na assistência técnica da Manitou: Vanguarda Sports e na oficina da Bikerspoint.

Informativo importante:
Se você não leva o menor jeito para consertar coisas, principalmente sua bike não se aventure, procure uma oficina com mecânicos capacitados para a realização de eventuais reparos ou simplesmente para uma manutenção preventiva. Belo Jardim conta hoje com uma boa quantidade oficinas de mecânica de bicicleta, mas alguns mecânicos mais antigos não sabemos bem o porque não se atualizaram e tem dificuldade de lidar com as novas tecnologias das bikes atuais, portanto aquela história de, eu vou levar a minha bike para manutenção na oficina de "A ou B" porque ele trabalha a mais de "X" anos, não é algo recomendável. É natural que associemos o tempo de existência de uma determinada oficina de bicicleta a uma larga experiência por parte do seu proprietário, que na maioria das vezes é também o mecânico, mas se esta pessoa não procura se atualizar a qualidade seus serviços e portanto dos serviços oferecidos pelo seu estabelecimento deixa a desejar; da mesma forma ocorre no sentido contrário, de repente surgem aqui e ali novas oficinas de bicicleta onde a pessoa que faz o papel de mecânico não tem a menor noção do que está fazendo, ou seja, está literalmente aprendendo na sua bike.
Nossa recomendação para evitar aborrecimentos é procurarmos oficinas que contem com profissionais capacitados e atualizados com as novas tecnologias existentes hoje. Uma forma fácil de se fazer isto é dar uma passada na oficina onde você pretende levar a sua bike e observar o seguinte: 
  • Espaço e organização do local;
  • No local existem peças e acessórios disponíveis para reposição;
  • Quantidade, variedade e qualidade de ferramentas;
  • Modo de trabalho do mecânicos e qualidade final do serviço.
Se você se dispor a perder alguns minutos observando estes quatro itens em qualquer estabelecimento que ofereça serviços de mecânica de bicicleta, com toda a certeza as chances de você ter um aborrecimento com algum reparo na sua bike será bem pequena. Em breve postaremos uma matéria onde disponibilizaremos uma lista bem detalhada com endereços e outras informações sobre estabelecimentos que realizam trabalhos de mecânica de bicicleta aqui em nosso município.

CONVITE
Quer sair da rotina e ainda por cima cuidar da saúde e praticar um esporte saudável? Então de um trato na sua bicicleta e junte-se a nós nos eventos abaixo.

 Pedal indicado para pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Será realizado anualmente e tem por objetivo apoiar a campanha e atrair novos membros.
Pedal indicado para pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Será  realizado anualmente com o objetivo de divulgar o nosso clube e de atrair novos membros.

FIQUE POR DENTRO
 Para maiores informações sobre este evento, acesse o site que consta no cartaz.

 
Amigos aventureiros!
Está chegando a hora. Faltam poucos dias para o III Desafio Duque de Caxias. Esta disponivel em nosso site o 2º informativo sobre o nosso desafio. Neste informativo, traremos não só informações importantes para a prova e para o congresso técnico, mas também algumas dicas para os principiantes e a mudança do dia da entrega dos kits dos atletas e congresso técnico. Não deixem de acessar o nosso site e ler o regulamento da prova para não ter dúvidas sobre os procedimentos a serem adotados pelos atletas.Devido a outra atividade prevista para as comemorações do aniversário do Marechal Castello Branco (solenidade militar), alteramos o dia de entrega dos kits e do congresso técnico que, agora, acontecerá no 23º BC a partir das 15:30h e 17:30h (respectivamente), do DIA 21 de SETEMBRO (SEXTA-FEIRA).

Infelizmente não dispomos até o momento de maiores informações sobre este evento.

  
O governador Eduardo Campos anunciou um pacote de medidas para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife. Entre elas, a construção de mais de 100 quilômetros de ciclovias.
O pacote anunciado pelo governador compreende ações de infraestrutura, econômicas, educativas e institucionais. O carro-chefe é o Programa Pedala PE que vai incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na RMR e sua convivência pacifica e segura com outros modais, como carro, ônibus e metrô. O programa, que contará com investimentos da ordem de R$ 22,4 milhões, é baseado nas diretrizes do Plano Diretor de Transporte Urbano. As ações serão concluídas até dezembro de 2014. Veja mais no site
Programa Pedala PE[...]
 
Infelizmente não dispomos de maiores informações sobre este evento até o presente momento.
Por: Geovane Bezerra

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